Rancho Folclórico "As Paliteiras" de Chelo
SITUADO GEOGRAFICAMENTE
Está o Rancho Folclórico “As Paliteiras” de Chelo inserido geograficamente na Freguesia de Lorvão, conhecida que é pelo seu milenar Mosteiro, onde monges e freiras viveram durante séculos, e também pela “arte do fazer dos palitos”, actividade que este rancho se esforça por não perder, ao mantê-la viva através das suas artesãs.
LOCALIZAÇÃO
Pertence Lorvão ao concelho de Penacova e este, por sua vez, implantado à beira do rio Mondego a escassos 20 km de Coimbra, bem no centro da Beira Litoral. É Penacova, terra de invulgar beleza paisagística cercada por serranias onde existem ainda vários moinhos de vento; é igualmente rica em tradições costumes que são retratados pelo Rancho Folclórico “As Paliteiras” de Chelo através da sua etnografia, danças e cantigas, procurando preservar toda uma forma de vida de determinada época, de uma região e do seu povo, bem como uma maneira de conhecer e manter a sua identidade.
TRAJES
Assim, através dos seus trajes e etnografia representam Noivos do séc. XVIII e XIX; Moleiros; Sarreiros; Romarias; Paliteiras; Vendedor de palitos, rocas e colheres de pau; Vendedora de pevides e tremoços; Malhadores; Ceifeira, Barqueiros; Lavadeiras; Cavadores; Carregadeiras de lenha e carqueja; Domingueiros; Cerimónia ou ir à Missa, procura este Rancho Folclórico deixar, onde se apresente, um pouco do que foi a vida, em tempos, do Povo da Região de Chelo, Lorvão – Penacova.
Igualmente as suas cantigas de trabalho e de festa, criadas pela imaginação popular, a par das danças de roda, dos viras de quatro, das modas mais dolentes de influência Coimbrã atestam um trabalho de recolha e pesquisa.
Vídeo com trajes do nosso rancho: aqui
O RANCHO
É este Rancho Folclórico defensor e representante das Tradições Populares da sua região, sendo por mérito e qualidade folclórica e etnográfica filiado no INATEL, Membro da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) e Membro da Federação do Folclore Português.